top of page

Conhecimento na construção x planta baixa



Quando começamos a construção da nossa casa, acreditamos nos profissionais contratados não é mesmo?

Percebi que no decorrer do tempo, surge um probleminha aqui, uma dúvida lá e ao final surgem um montão de dúvidas se o que foi feito, deveria ser mesmo como o construtor fez. Para mim, o padrão é seguir a planta baixa, mas na prática parece que nem tudo acaba sendo feito como desenhado.


Meu conhecimento técnico é de quem adora ler planta baixa e visitar lojas de material de construção. Ponto.

Não vai além disso, a não ser o bom senso, que pode estar em desacordo com o bom senso de quem constrói.


Se desconheço algo estudo ou procuro por alguém que saiba por isso, quando disserem a você que não tem conhecimento técnico para avaliar algo que não gostou e que não estava planejado, busque por um profissional que tenha o conhecimento necessário para dialogar com o construtor no mesmo nível técnico.

Dessa forma, você evita aborrecimentos e delega a quem de fato tem conhecimento, para te apoiar e encontrar soluções reais para cada item que não esteja como gostaria. Você pode ou não estar com a razão.

A propósito, hoje após construir minha casa, contrataria de qualquer forma um profissional para avaliar a construção, não por duvidar de quem contratei, mas achei bem interessante ter uma segunda opinião.



Já cite minha dissertação de mestrado e vejo que entre arquitetos e construtores o dilema permanece o mesmo.


Somos humanos e temos nossas necessidades e uma necessidade que vejo com muita frequência, seja no meu trabalho, na confecção de roupas ou na construção civil (dentre vários outros campos) é o desejo de criar, de ser o autor da obra.

Para alguns (ou muitos) criar é somente ter a ideia, sem compromisso com uma série de caminhos que temos que percorrer para que a criação faça sentido.

Sou designer por formação e passei um tempão e ainda passo, pelo processo de criação com um propósito. Crio coleções que façam sentido, onde cada item é pensado para que faça parte de algo maior, como aprendi na faculdade. Me esforço muito!

Para mim, assim como as coleções que crio, minha casa também é uma coleção e cada ambiente se conecta com o outro. O tema, piso, paredes, texturas, grafismos, formas e cores foram pensados muito antes dela existir.

Sempre digo que tem coisas que nem sabemos que existem e é sempre bom lembrar disso, pois se não sabemos da sua existência, nem sabemos que temos que estudar.

Por isso a humildade é de extrema importância e devemos exercitá-la sempre!

A arrogância em acreditar que já sabemos tudo, nos paralisa no conhecimento e nos faz regredir e deixamos de evoluir como seres humanos.


 

NR Souza Lima - Sociedade de Advogados (Nanci Regina de Souza Lima)

R. Quirino de Andrade, 135 - 4° Andar

Centro Histórico de São Paulo, São Paulo


Eles podem te ajudar na contratação de um engenheiro para ter uma segunda opinião.

bottom of page