top of page

Loteria



Faz tempo...faz tempo que escrevi aqui sobre minha casa...

Quase a abandonei por tanta decepção, tantos "profissionais" que se julgam os melhores no que fazem, mas acho que o problema deve ser comigo...questiono, pergunto, não concordo...


Não concordo que eles tomem prá si as decisões do que fazer na minha casa, que esqueçam do projeto e vão encontrando "jeitinhos" prá solucionar a falta de compromisso e conhecimento.


Nossa! E eu que era completamente crédula e achava que quando fosse a minha vez de construir minha casa, escolher empresas e profissionais formados, com "experiência" nisso, fosse o caminho mais correto.


Ledo engano! Dia após dia, fui vendo pessoas trabalhando na minha casa sem o projeto em mãos, sem direção e sem saber o que estavam fazendo, sabe a conclusão disso? O especialista cansou de ouvir de mim que isto ou aquilo não era como o combinado e deu uma desculpa prá abandonar nossa casa!


Como já falei aqui, fui professora por muitos anos e identifico muito bem uma desculpa deslavada para não cumprir com seu compromisso.


E essa pessoa que se acha O profissional, sem a menor consciência do que é ser um profissional de verdade, deve colocar a cabeça no travesseiro e ainda acreditar que é o melhor, fazer o quê né?


Como sempre digo, certo e errado não é universal, cada um cria sua realidade prá sobreviver aos seus fracassos.


Enfim, assumi a finalização da casa, percebi que esses "curiosos" que se acham construtores não podem ser o motivo da desistência de um sonho de mais de 40 anos,

Esse poder eles não tem.

Perguntei, rezei e busquei por outros profissionais que soubessem pelo menos o básico. Estudei e estudo prá poder pedir o que tem que ser feito.


Disseram prá mim que fui "premiada" com "profissionais meia boca", mas sabe a verdade mesmo? A maioria não reclama, vai aceitando, deixando prá lá, não entendem, não questionam...essa é a verdade. Preguiça?


Pode ser que eu seja exigente, pode ser que eu queira uma parede sem infiltração, uma pintura com tinta de qualidade, registros alinhados, fios devidamente isolados, acho que pedir isso para uma empresa de construção deve ser muito...deve ser isso.


E não fique aí acreditando que com você não será assim! É uma loteria onde você poderá ou não, ter equipes qualificadas! Preste muita, mas muita atenção nessas empresas "de sucesso" que fazem 20 casas ou mais ao mesmo tempo!


É só pensar um pouquinho, acha mesmo que alguém estará cuidando de cada etapa da construção? Com tantas casas, acha mesmo que terá alguém cuidando prá que tudo esteja de acordo, pelo menos, com a planta baixa?


É uma loteria! Na sua casa poderá ou não, ter equipes de qualidade! Se tiver sorte e não questionar o construtor, pode até ser que ele por alguma empatia coloque uma equipe bacana prá fundação, quem sabe né?


No meu caso, acho que nem nessa primeiríssima etapa havia qualquer interesse em qualidade, pois neste momento um profissional está lá na minha casa cavando ao redor dela prá impermeabilizar e impedir que a pintura interna e externa, sejam prejudicadas de novo pela umidade! O cara não impermeabilizou corretamente!!!!!!!!!! Acredita que até nisso essas pessoas economizam?


Conversei com o eletricista, que graças à Deus nessa loteria era bom, que me disse que havia colocado fios com a bitola correta, 25 mm, 16 mm e pasmem! Os fios não estão mais lá! O que acham que aconteceu?


Contratei outro profissional, pois agora quem comanda sou eu (melhor coisa que fiz na vida) que teve que refazer tudo! Com o sumiço dos fios, compramos tudo de novo e agora sim, tudo bem feito, organizado e no lugar.


A pintura? Estava com a base toda errada e a nova equipe contratada refez tudo, lixou, mas lixou muito prá tirar a base que estava lá e pintaram! Lindo! Ficou melhor do que eu imaginava! Perfeito!


Fico aqui pensando, que pessoa é essa que faz uma faculdade, constrói tantas casas e consegue errar tanto? É desleixo ou má intenção mesmo? Queria ver a notas que tirou nas provas, deve ser aquele aluno que "faz de conta" que fez faculdade com um professor "que fez de conta" que ensinou.


Hoje, depois de vários meses sem por o pé na minha casa por tanta decepção, estou com equipes que se mostram interessados em fazer direito. Ainda tem um "profissional" nos torturando com a entrega das esquadrias que por causa dele, ainda não foi dessa vez que passamos o Natal em nossa casa.

É uma questão de quem está com o resgate, ser refém ou ter o refém.

Mas está quase acabando, o dinheiro também por ter que pagar duas vezes, mas é meu sonho de 40 anos! Trabalho mais, me esforço mais...mais atenta com pessoas de má fé.


Fico imaginando se fosse eu com meu cliente agindo dessa forma. Já tive uma discussão onde disse que jamais faria qualquer coisa prá entregar, sabe - vergonha na cara?

Hoje mais do que nunca lembro do meu pai que dizia..


Faça e não dê desculpas!

Simples! Quando queremos e estamos no controle do nosso tempo, vontade e ética vai lá e faz! Não deixe prá depois, não dê desculpas, não invente obstáculos, quem perde é só você e muitas vezes, quem está ao seu lado também.


Seja exemplo.

Se não fosse triste seria engraçado, veja o vídeo a seguir e pasme, não está tão distante da realidade.



bottom of page