top of page

Mistério do Universo


Pergunta, mesmo que você não seja um profissional como arquiteto, mestre de obras, engenheiro me diga, qual a dificuldade de entender que o desenho, que chamamos de planta baixa, deveria ser seguido?


Quando construímos uma casa ou melhor, quando contratamos uma empresa para a construção, pelo menos para mim seria normal seguir o projeto.

Foram inúmeras as vezes que me perguntaram "como a senhora quer?" e eu respondi todas às vezes com raríssimas exceções (que contarei aqui) "como na planta baixa".


Vejam as duas imagens acima. A imagem à esquerda é o projeto, feito pela nossa arquiteta maravilhosa que desenhou a casa que deveria ser dos meus sonhos. Virou pesadelo.


A imagem à direita é como foi feita a interpretação do desenho e me diga, que raios é essa jardineira que não existe no projeto? Porque colocaram bloquetes onde não tem no projeto?


Me dá medo! Será que a interpretação da realidade é diferente entre nós?

Pedi para o arquiteto olhar a planta baixa e verificar as medidas no projeto e ele me disse que não tem as medidas, mas espera, quando se faz uma faculdade de arquitetura, o Autocad não faz parte das disciplinas?


Lá no Autocad não dá para conferir as medidas? Conclusão, nós que não somos arquitetos, nem engenheiros ou decoradores, abriremos o arquivo no Autocad e verificaremos as medidas para passar para o arquiteto!!!


E só mais um detalhe, no condomínio não pode cimentar a calçada, ela deve ser com grama. E mais uma vez, colocaram os bloquetes na calçada, apesar de já ter falado algumas vezes que isso não está de acordo com o estatuto do condomínio.


Isso não faz a empresa perder dinheiro? Aplicar o material, pagar o dia do seu prestador de serviços e depois ter que retirar porque não olhou ou, não está ciente da planta baixa?


Sinceramente não entendo e o tempo vai passando. Os oito meses para que a casa ficasse pronta, logo serão dois anos e nem sei se terminarão.

Imagine quem não tem conhecimento de design e não conhece ferramentas de desenho. Triste e revoltante, meu coração acelera de raiva e quando acho que já erraram tudo, me surpreendem com mais erros absurdos.


A vontade que tenho é de demolir a casa e sair deste país.
bottom of page