top of page

Abuso

Atualizado: 25 de dez. de 2021



Como disse, resolvi escrever aqui, para contar minha experiência sobre a construção da nossa casa, na esperança que não passem pelos problemas que temos enfrentado.


Também, para compartilhar o que acontece de bom :)


Quando contratarem uma empresa ou empreiteiro para construir sua casa, tenha certeza de que tudo, absolutamente tudo esteja no contrato. Até um parafuso.

Prestem atenção em vários itens como água quente. Nós leigos, temos que saber que se inclui ou não boiler, Cardal ou outro sistema de aquecimento.


Porta ou portão?


Preste muita atenção se pediu porta ou portão.

De acordo com o dicionário:


1. porta grande; portal, portada.
2. espécie de porta de tamanhos e formas variados, que fecha uma abertura em muro ou grade e que ger. serve para impedir o acesso da via pública para um local privado e vice-versa, ou entre dois recintos não cobertos de uma mesma propriedade. "o cão latia para os passantes através da grade do p."

Acabei de saber que o orçamento que pedi não inclui a porta da garagem! Eu disse porta, por isso terei que pedir um portão se quiser fechar minha garagem e que não consta no que eu paguei. Fui pega em um momento de extremo cansaço após negociar de forma infinita para conseguir janelas e portas. Me sinto em um jogo dos sete erros.

De acordo com a engenharia e arquitetura portão é da garagem, o significado que está no dicionário do que é portão e porta mudou, segundo um engenheiro com quem conversei. Eu só poderia saber é claro, que o "significado de portão mudou" se fosse engenheira ou arquiteta. Temos que fazer mais duas faculdades para não cometer esse erro e sermos enganados.


Fico aqui pensando, como antever tudo se não sou especialista? Contratar especialistas é nossa responsabilidade, mas qual a responsabilidade deles afinal? Será que eu que sou muito exigente ou a maioria das pessoas aceitam essas "surpresas" e vão concordando e pagando?


Tenho falado com um escritório de advocacia especialista em direito imobiliário, assim como, com empresas que fabricam os produtos usados na construção, para saber o que está certo ou não.



Me disseram por exemplo, que a parede externa da minha casa precisa ser textura para que não apareçam empenamento ou rachaduras. Isso é verdade?

Perguntei para a Coral tintas se isso é assim mesmo, pois não combina nadinha com minha casa parede texturizada, mas de novo como não sou especialista, pergunto né? Aguardo resposta e posto aqui!


Gostaria muito de saber de vocês que também estão construindo suas casas, se passam por esses problemas. Me conta? Ou, deixo o contato da empresa de direito Imobiliário, caso também se sintam prejudicados (eles tem me ajudado bastante e tem preço bem razoável para consultas).


 

NR Souza Lima - Sociedade de Advogados (Nanci Regina de Souza Lima)

R. Quirino de Andrade, 135 - 4° Andar

Centro Histórico de São Paulo, São Paulo


Tintas Coral

bottom of page