top of page

Rodapé


Como escolher o rodapé da nossa casa?


Na década de 80, me lembro que o rodapé só poderia ser de madeira e existia a ideia (me corrijam se estiver errada), de que ele deveria ser da cor do piso.


Com o tempo e acompanhando vários sites e lojas de decoração, vi que o rodapé pode ser branco, independente da cor da parede ou piso. Recentemente vi que ele pode ser da cor das molduras das portas da casa que farão com que sejam mais elegantes e coerentes na composição do ambiente.


A altura do rodapé pode ser maior ou menor, dependendo do pé direito (altura do teto em relação ao piso) do ambiente por exemplo, ambientes com pé direito mais baixo (inferior a 3 metros), melhor os rodapés com 5 ou 7 cm de altura. Pé direito mais alto, acima de 3 metros, pode abusar dos rodapés de 10 a 15 cm.

Claro que sempre dependerá do seu gosto, se gosta de rodapés mais altos, use à vontade!


Usar rodapés brancos da cor da parede da a sensação de que a parede é mais alta. Quando o rodapé é da cor do piso, ele cria uma moldura e a sensação é contrária.


De acordo com uma live da Coral, fica bem bacana colocar rodapé branco e a parede pode ser um branco não tão branco, como um off white. A diferença mínima de tonalidade, de acordo com a Coral, cria um visual mais sofisticado com essa leve diferença de "branco com branco".


Hoje existem diversos materiais para rodapés, desde os de madeira até MDF, PVC, poliuretano, poliestireno e com misturas de materiais.

Em nosso país, em áreas com muita umidade como o banheiro, é comum usar o próprio piso em recortes como rodapé. Vale lembrar que é importante prever essa metragem a mais na hora de comprar o piso.


Particularmente não gosto dessa ideia, principalmente se usar o porcelanato amadeirado nesses ambientes, pois o uso como rodapé denuncia que aquele piso não é madeira.

Nesse caso, podemos usar os rodapés à prova d'água.


Ainda não testei os rodapés à prova d'água, mas pretendo aplicar nos banheiros da nossa casa e com o tempo, veremos sua resistência com a umidade.


Confesso a dificuldade que encontramos em cada detalhe que não é comum em nosso país. Hoje as casas na grande maioria, são desenhadas em blocos contemporâneos e qualquer desejo de uma casa clássica, se tornam em desejos alienígenas para os construtores.



bottom of page