top of page

Tingimento de material sintético (vídeo)



Esses dias precisei de um cordão de São Francisco na cor verde, sei que tem para comprar nessa cor, mas queria um verde mais suave para meu projeto e queria naquela hora.

O cordão de São Francisco é feito com de 61% algodão, 39% viscose e para seu tingimento, precisamos de tinta para sintéticos.

Não sei você, mas nunca havia me dado conta de que também podemos tingir não só algodão, mas como sintéticos também!



Outro detalhe importante, sempre achei que o tubete deveria ser usado inteiro para cada tingimento, mas não! Se ler o rótulo, verá que a quantidade depende de quantos gramas pretende tingir!


Existe a ideia também de que tingimento com pós prontos são prejudiciais para a natureza e com certeza, não devemos descartar resíduos incorretamente!



Mas para conseguirmos tingir tudo que precisamos, seria impossível usar somente corantes naturais! Teríamos que usar uma floresta inteira para conseguir algumas cores para tingir poucas peças por isso, existem os corantes produzidos pelas empresas, que são feitos por químicos que sabem exatamente o que estão fazendo.



É gostoso usar beterraba, cebola, café entre outros elementos para tingir nossos projetos, mas não seria nada prático e correto, usar somente isso para termos todas as cores que queremos nos produtos que compramos.


Para saber quanto precisa de corante para cada peça, tem que fazer uma continha por exemplo, para tingir 6,10 gramas de cordão de São Francisco.


  • 35 gramas do corante - tinge 250 gramas do material (seco- está no rótulo do tubete)

  • x* gramas do corante - para tingir 6,10 gramas** do material (seco)

  • 250x = 6,10 x 35

  • 213,50 : 250 = 0,854 gramas que preciso de corante para tingir 6,10 gramas do cordão de São Francisco (um exemplo).

*quanto preciso de corante

**Exemplo da foto


Ou baixe os aplicativos para Web ou celular a seguir, para fazer suas continhas

app: regra de três na web

Android: regra de três para celular


Me conta, sabia dessas informações? Sabia calcular a quantidade certa de corante para sua peça? Vai lá no meu Instagram e me fala! Use a #elacamarena

 

Corantes Tupy


Círculo


Tomate (marca da balança)


Projeto

Jardim das Borboletas


bottom of page