top of page

Tempo



Estava aqui pensando o motivo de uma casa aqui no Brasil demorar tanto para ser finalizada.

Não é comum os proprietários da obra saberem o que querem de início, já falei sobre isso aqui, mas a maioria dos profissionais envolvidos (falarei claro, sobre minha experiência e localizo essa experiência no condomínio onde minha casa está ainda em construção), se perdem completamente entre obras demais (um mistério nesses tempos complicados que estamos passando), falta de material (uma desculpa bastante utilizada neste momento para atrasos) e contratação de terceiros, pois assumem trabalhos que não dão conta da demanda.

Esses terceiros, que não são os que contratamos quando compramos o serviço, é uma loteria. No meu caso, a empresa que contratamos para por pingadeiras e soleiras, deu sua palavra que a instalação não passaria de tal dia e esse tal dia passou e depois de uns 4 dias começaram a instalação com os tais "terceiros".



A falta de qualidade no trabalho é tão sem noção que ao pedir uma foto, enviam a foto e não percebem o erro grotesco na instalação. Triste.


Li que na construção por alvenaria podem acontecer erros de centímetros, mas nesse caso a pessoa não conseguiu cortar a pedra e esse erro que parece ser de mais de 2,0 cm está grotesco, ou sou muito exigente? E essa pedra está na fachada da casa onde vai uma janela bem cara.


Antes de construir minha casa, meu maior sonho, eu pensava todos os dias nela. Como seria a entrada, hall, salas, janelas, lavabos. Hoje, se penso na casa (nem falo mais "minha casa"), fico sem dormir e tenho pesadelos.



A falta de comprometimento e profissionalismo é imenso! Para esses "profissionais" é só mais uma obra. Em nenhum momento se quer, passa pela cabeça deles que para nós é "nossa casa", que na maioria das vezes pode ser a primeira e última que teremos em nossas vidas.



Não sei, devo ter assistido a muitos programas norte americanos de construção e estou bem assustada e arrasada com o péssimo trabalho que tenho acompanhado nesses últimos tempos.


E por falar em tempo, nossa casa "em contrato", deveria ter ficado pronta em setembro de 2020. Hoje, não faço mais ideia de quando ficará pronta. Cada "profissional" empurra para outro o motivo do seu atraso. Acho que será preciso formalizar um documento e exigir a finalização da casa.



Sinceramente, deveria ter comprado um apartamento em um bairro qualquer de São Paulo, pelo menos assim, teria visto os erros de construção na hora e não ficar levando sustos quando acho que não é mais possível errar.


Tem alguns itens como a caixa d'água que está sobre uma estrutura de madeira, que assim que a casa for entregue, se Deus quiser, farei uma mudança para uma estrutura de alvenaria. Não dá para acreditar na palavra de quem constrói, ou você acha que devo manter a estrutura de madeira para ver se aguenta uns dez anos antes de desmoronar e inundar a casa?


Neste momento sinceramente, ainda não consegui desenvolver nenhum sentimento bom sobre a casa. Sempre achei que seria a maior alegria da minha vida, ter um lugar como planejei a vida toda com marido e meus animais. Arrasada.


Será que essas pessoas que constroem são felizes em saber que proporcionaram tanto desgosto com seu trabalho? Será que colocam a cabeça em seus travesseiros com um sorriso no rosto na certeza de fizeram o melhor para alguém naquele dia?



bottom of page