Impressões...lugar americano


Vídeo no final da página.


Não tenho desenvolvido muito a costura e estava pensando há algum tempo em ver se conseguia fazer um lugar americano. Pode ser simples, mas ainda não tinha feito nenhum.

Minha mãe e irmã já trabalharam com juta, teve um tempo (faz bastante tempo), que saquinhos de juta se tornaram uma febre e elas faziam para vender.

Nessa época, elas compraram um rolo com muitos metros de juta e esse rolo deve estar por aqui até hoje! Foi tanta juta por tanto tempo que fiquei até enjoada em ver peças com esse material.



Estes dias ganhei um presente lindo da Círculo que veio em um saco de juta com uma fita vermelha. Fiquei olhando para o saquinho e pensando sobre reutilizá-lo.

Pensei em diversas possibilidades e surgiu a ideia de um lugar americano, desses que vi como se faz no Youtube.



Confesso que não gosto de peças feitas com juta, são bem raros os projetos que colocam a juta de forma mais requintada.

A princípio pensei em só passar uma costura ao redor para não desfiar e fazer uma borda em crochê mas pensei, vamos fazer direito? Fui ver se tinha algum tecido para combinar e encontrei um bege poeirinha perfeito também da Circulo (361380 - Cor 1884)!

Usei uma fita crepe para demarcar o retângulo certinho com a ajuda das réguas de patchwork da Círculo.



Essa são as medidas finais do lugar americano, lembre-se de acrescentar margens de costura.


Tem surgido a ideia em usar fios de acrílico na decoração não só para mantas e almofadas e eu tenho sentido essa vontade já faz um tempo.

Sabe que quando algo se torna escasso ou abundante em uma determinada época pode se transformar em moda?

Nestes tempos incertos, a matéria prima para nossos amados materiais tem passado por algumas dificuldades que vão desde a produção do algodão até o papelão das embalagens.

Grandes empresas sérias como a Círculo, se adiantaram e foram em busca dessas soluções, mas a demanda tem sido enorme, pois muita gente que nem pensava em ser artesã ou artesão, encontrou nessa área um alento e muitas vezes uma nova fonte de renda.


Tempos de Kali-Yuga

Por isso na falta ou um tempo de falta de algum material, surge a ideia de usar outro que até então, não era considerado para determinado trabalho.

Por isso, talvez eu tenha me influenciado ou, algo me disse (podemos chamar de inconsciente coletivo) e comecei a ver o fio de acrílico de outra forma.



Em uma das caixas que recebo todo mês da Círculo, veio o fio Amiga (usei a cor 7447). Fiquei olhando para ele e pensando como usá-lo se o que mais faço (ou mais fazia), eram os amigurumis.

Amei a textura e espessura do fio e as cores tem um tom mais baixo, que me agradou muito. E foi com ele que fiz a moldura do lugar americano em juta.


A juta tem um aspecto que combinou muito bem com esse fio.


Sobre o vídeo? Todas às terças posto no meu canal no Youtube sobre como fazer um projeto, mas às vezes quero testar algo e apenas gravar cenas, mostrando o caminho que percorri para uma ideia.


Pensando nisso, decidi postar às vezes essas impressões e para não confundir você nos posts de terça, postei esse vídeo na quinta que será o dia de posts extras e também, das minhas impressões sobre algum assunto.


Vem ver!



Ps.: a cenoura também terá vídeo, me acompanhe aqui e também no meu canal no Youtube para saber quando ela estará disponível :)


Essas são as porcelanas que usei na produção da foto.


São da Porto Brasil e você encontra:


Preçolândia

Prato com abacaxi

Prato com desenho de palha


Sodimac

Bowl verde

131 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo