Evolução


Os cafés da manhã preparados divinamente pelo meu marido e nossas reflexões, não muito matutinas, sempre me dão inputs para vir escrever aqui.

Hoje o assunto foi a criação e como pessoas que tem em seu gene a particula divina das ideias, são a alavanca para que a sociedade se desenvolva em termos de design, aumentando o conforto, segurança e beleza de tudo que nos rodeia.


Lembramos da espada do samurai, que no auge da metalurgia clássica japonesa, era o que existia de mais afiado em sua época (pelo menos é o que pensamos) e até hoje, é um objeto de desejo de colecionadores e seu corte sempre foi mencionado como o mais perfeito.

Essas espadas vistas por um microscópio eletronico, mostra muito mais imperfeições no fio das suas lâminas que uma trivial lâmina de barbear contemporânea.

Ambos instrumentos são geniais e acredito que o autor por trás da lâmina de barbear, não deixou de lado em suas pesquisas o estudo dessas técnicas ancestrais.



Ser o primeiro é sempre o mais desafiador pois exige iniciativa, vontade e muitas vezes audácia. O primeiro objeto criado sempre será o mais complexo e encontrar soluções quando não há referências, é onde se encontra a verdadeira genialidade do autor.


Tudo que vem depois não deixa de ser genial se encontrar no objeto primeiro, a referência. Partir do que já foi feito e melhorá-lo, faz parte da evolução humana e não há nada de errado, desde que o respeito por quem fez primeiro não seja colocado de lado ou tentar que seja esquecido.


Isso é evolução.

Não desmereço jamais a melhoria de quem decidiu ser seguidor e vejo como uma honra servir de referência. Toda melhoria é bem-vinda, desde que a intenção seja honesta e dedicada a atender o desenvolvimento da sociedade.



Quando uma ideia é usada e desprestigia o autor original surge uma questão moral. Quem utiliza a ideia que já existe e até melhora, não pode esquecer que houve um primeiro passo dado pelo autor e sempre será mais fácil, seguir um caminho que já existe e está sinalizado.


O caminho pronto será mais seguro, pois alguém foi ali e abriu em meio a mata uma trilha, como analogia os bandeirantes, que utilizaram as trilhas feitas pelos indios e alcançaram o interior profundo do Brasil.



Por isso, sempre serei grata por todos que virem no meu trabalho uma ideia de melhorar o que fiz afinal, escolher meu trabalho entre tantos é um privilégio. Além de mostrarem que sou uma referência (agradeço profundamente), propor novos formatos e aperfeiçoamento também me dará base para inovar. E é assim, que seguimos melhorando como indivíduo.

É sempre uma troca de conhecimento.

Quando temos a ideia, com base em muita pesquisa como ensinei nas lives sobre criatividade, fazemos um protótipo e quase nunca temos a opção de fazer de novo com melhorias. Se você faz a partir do que apresentei, serei grata em saber o que pode ser melhorado.


Seguidores que se propõe a aperfeiçoar uma ideia original, sempre serão bem-vindos.


107 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

Certeza