Como criar um amigurumi e...
- elacamarena

- há 3 horas
- 3 min de leitura

...criar uma coleção do zero?
Olhar para uma folha em branco ou, no nosso caso, olhar para um novelo é sempre desafiador! Imaginar nosso próximo amigurumi pode parecer difícil, mas
na verdade não é.
Na moda criamos coleções e sabe que não é diferente no amigurumi?
Se criarmos nossos bonequinhos a partir de uma história tudo fica mais simples! Não, não precisa ser uma história super elaborada com princesas e castelos, a não ser que esse seja seu tema preferido lembrando que a princesa e o castelo, precisam ter sua identidade.
Mesmo quando não temos a menor ideia de qual será o tema, existem exercícios que fazem isso por nós e isso aprendi na faculdade de moda que fiz.
Além de ter estudado moda e como criar coleções, ensinei o que aprendi por muitos anos na moda e quando comecei no artesanato, trouxe comigo esse conhecimento. Foram muitos anos aplicando exercícios e por isso, sei que funciona muito bem, além de usar o método que aprendi para criar coleções de moda e hoje em artesanato, também ensinei e vi funcionar com meus alunos.
Quer saber como faço?
Primeiro precisamos saber para quem será o amigurumi ou melhor, o amigurumi que fará parte de uma coleção criada por você.
Se você já vende ou presenteia, pode ser que saiba como é seu público, mesmo assim é interessante estudar esse público para saber em detalhes, quais caminhos serão mais acertados para suas coleções.
Público
Para quem desenvolve seus projetos? Tem um público que já identificou, ou ainda não tem muita certeza para quem desenvolve seus amigurumis?
Na moda criava um ou mais personagens para focar quais peças poderiam querer. Nesse tempo, era mais fácil pois o marketing das empresas já tinha tudo muito bem mapeado.
Mas como fazer quando temos nosso trabalho dedicado ao artesanato, feito em menor escala, na maioria das vezes em nosso cantinho e que depende totalmente de nossas ideias?
Exercício
Nos anos que lecionei em faculdades de moda, criei diversas formas de começar a identificar meu público. Você pode fazer o exercício pesquisando imagens na internet e salvar em uma pastinha no Pinterest ou, a partir de sua pesquisa usar caixinhas ou montar cadernos com as imagens do dia a dia da sua personagem que servirá como inspiração, mas para quê?

Pesquise muitas, mas muitas imagens e depois escolha 3 que acredita serem as mais importantes e que adora! Faça isso pensando no seu público, se deixe levar pelo instinto.
Para que você visualize como é seu dia, como se diverte, o que compra no mercado, onde mora, se viaja, mora sozinha ou com sua família, prefere campo ou praia.

Quando usa páginas de caderno, tem esse espaço como limite e você automaticamente terá que fazer escolhas.
Após montar seu painel no Pinterest ou melhor, montar seus cadernos ou caixinhas, olhe para as imagens e pense no seu bonequinho nesse ambiente, ele combina? Parece fazer parte do quartinho que colocou lá? Acredita que sua personagem ou "Público de Inspiração" desejaria seu amigurumi?

Use imagens e objetos, vá montando a página sem pensar muito, desenhe, rabisque, cole uma plantinha.
Organize suas imagens e objetos como se estivesse mobiliando uma casa. Escolha os ambientes, elementos que farão parte como móveis, plantinhas, tapetes, fachada e tudo que possa passar o sentimento de como é o ambiente onde vive seu personagem/público de inspiração.
Tudo importa! Incluindo a cor da página que escolheu para colar as imagens e objetos!

Atenção! Não coloque elementos de artesanato, muito menos aqueles que você faz, como crochê, tricô bordado ou outra técnica artesanal, isso poderá te influenciar e prejudicar a autoria da sua coleção.
Você pode também, colocar elementos para indicar as atividades como por exemplo, passagens aéreas, passaportes, mapas! Isso indica, que seu público se organiza para suas viagens e dá uma direção para suas ideias.

Escolha muitas imagens, se optar pelo caderno terá que escolher quais as mais importantes e isso mostrará quais serão as mais importantes para fazerem parte do “ambiente” que gosta verdadeiramente.
Com a pastinha, caixa ou caderno finalizados, observe tudo com atenção, perceba o que se repete o que mais chama sua atenção.
Se tiver imagens de camas, casas ou objetos que se repetem, eleja uma imagem para que fique no seu caderno ou caixa. Sim, escolha um de cada e organize mentalmente ou, organize por recortes montando a casa do seu público.
De todos os exercícios que fiz durante estes anos, percebi que o caderno ou, cahier como o pessoal de moda chama, é o que mais deu certo.
Ao escolher o caderno, as páginas serão os espaços limitados para imagens e objetos e automaticamente as escolhas serão feitas.
Esse material organizado deverá ser consultado a cada novo amigurumi que criar, ele será seu guia para te lembrar, qual o caminho que está dentro de você, seus desejos e estilo de trabalho.












Comentários