Aula 2: Objetos de desejo (texto e vídeo)


Veja minha ambiência, meus objetos de desejo.

Definiu seu público? Qual o próximo passo?

Existem diversos caminhos que nos ajudam a ter ideias. Explicarei uma forma que aprendi na faculdade e que ao longo de vários anos, acrescentei dicas de colegas, minha experiência pessoal e exercícios aplicados em sala de aula e no meu trabalho como designer em diversas empresas. É um método que testei por muito tempo e uso no meu dia a dia para meus trabalhos criativos.

Vamos lá?

De onde vem?

Quando estamos inseridos em uma determinada área, envolvidos profundamente em nossas atividades de forma sincera e apaixonada, neste caso o craft, nossas escolhas não são aleatórias.


A cada projeto onde definimos quais elementos usaremos, seja em um bonequinho, escolha de artesãos para uma revista ou até mesmo um perfume para uma linha de sabonetes, de forma consciente ou não, já fizemos nossas pesquisas, já olhamos ao nosso redor, encontramos referências em nosso mundinho particular, mas que na verdade de uma forma mágica, está conectada aos desejos de muitas pessoas, mais do que podemos imaginar.

Sim, vale qualquer imagem desde que a ame, que te emocione!

Por um motivo que Jung explica, o ser humano atento e dedicado é capaz de perceber sinais, símbolos que começam a chamar a atenção e que de alguma forma, aparecem em nossas mentes, à nossa frente e sentimos uma vontade imensa de ter, sentir, usar.

Uma cor pode começar a aparecer com mais frequência, uma linha, uma estampa, uma técnica e assim, se dermos liberdade (mas de verdade) a esse sentimento, podemos ver tais sinais e contar para as pessoas, sobre desejos futuros do que poderá se tornar uma tendência.

Preste atenção ao seu redor

Por isso, preste atenção ao seu redor e exercite seu olhar. Busque por referências que não sejam apenas o que outras pessoas já fizeram. A alegria e satisfação de fazer algo que você encontrou e interpretou na sua técnica preferida é inebriante e faz você querer cada vez mais. Isso vai te preencher de um sentimento tão agradável que garanto que você vai querer sempre sentir.


Quais imagens te provocam emoções? O que ama olhar?

Exercício

Escolha uma caixinha, mas uma caixinha que goste muito! Se não tiver, compre uma, pinte, encape, modifique para que ela fique do seu jeitinho. Pode ser um caderninho também!



Se escolheu a caixa, coloque tudo que mais adora, mas que goste muito mesmo!

Não importa se é um papel de bala, uma foto, algo da sua avó...

NÃO PODE DE FORMA ALGUMA, TER PEÇAS ARTESANAIS, NADA QUE SEJA PRÓXIMO AO ARTESANATO QUE FAZ!

O que não couber, fotografe, imprima e coloque na sua caixinha.

"Importante: não pule etapas do exercício, faça cada um prestando bastante atenção nas suas escolhas"

Objetos de desejo

Estes objetos, serão seus objetos de desejo e te contarão quem é você, como é seu estilo, para que ele se torne seu caminho autoral nos projetos que desenvolverá.


Painel

Outra forma de colecionar imagens relevantes "seus objetos de desejo" é criar um painel em uma rede social por exemplo, o Pinterest. Lá, assim como na caixinha, coloque todas as imagens que amar de paixão! Lembrando sempre de não se deixar seduzir por imagens de artesanato ou por imagens que tenham a ver com seu trabalho.

Neste momento, coloque todasssssssssssssssss as imagens que mais ama! Não importa se elas tem ou não a ver entre elas!


Próximo passo

Faça com calma e com muito carinho este exercício. A caixinha é importante, pois a pesquisa não deve ser só na internet, se puder, vá a algum lugar que gosta muito, fotografe, sente em um banco de praça, veja as pessoas, mas se não tiver tempo mesmo, fazer um painel já será muito bom :)


Ir em uma cafeteria, observar o ambiente...as pessoas...os objetos...

Acredite nesses exercícios, não pule etapas e faça no seu tempo!

 

Livros

O Homem e seus Símbolos (Carl Jung)

Os arquétipos e o Inconsciente coletivo (Carl Jung)

 

Aproveita que está aqui e vai lá ver meu canal no Youtube e meu Instagram!

Para saber tudo que tenho feito se cadastre aqui no meu blog!

Curta, comente e compartilhe nas suas redes sociais!

Ficarei feliz se me marcar @elacamarena

Tem uma proposta de trabalho ou projeto? Vamos conversar!